Laserterapia na odontologia

O laser é hoje uma importante tecnologia, aplicada em muitas áreas e com diversas funções e especificamente na Odontologia, a luz amplificada pela emissão estimulada de radiação também conquistou seu espaço com várias aplicações, da prevenção e terapêutica à estética e cirurgia. Hoje a utilização do laser na Odontologia está bastante popularizada, e principalmente os de baixa potência já podem ser considerados uma realidade no Brasil.
A luz laser atua em diversos tecidos de forma seletiva e seus benefícios são obtidos pela absorção da sua energia pelo tecido. Dentro da Odontologia, são muitas e variadas as aplicações do laser, além de ter amplo e variado uso, a incorporação da laserterapia vai ao encontro da conduta minimamente invasiva na Odontologia, além de oferecer mais conforto, menos dor e resultados mais rápidos e satisfatórios aos pacientes.
Os benefícios são velhos conhecidos da área da saúde e seu principal efeito, sentido diretamente pelos pacientes, é a diminuição da inflamação e da dor. Tudo que a gente quer depois de instalar um implante dentário.
A aplicação de Laser de baixa potência logo após o procedimento cirúrgico do implante e na sessão pós-operatória vai proporcionar mais conforto aos pacientes, acelerando os processos de reparação e cicatrização.
Acima de tudo, queremos que a osseointegração (formação óssea) aconteça.
Lesões labiais por Herpes, se identificadas no início podem nem se manifestar por completo após algumas aplicações.
O Laser também se faz presente no alívio de dor de mucosites, quielite angular, gengivite, aftas, parestesias, paralisias, nevralgias, após as sessões de raspagem periodontal, no tratamento de hipersensibilidade dentinária e no pós-operatório de cirurgias.
A interação do Laser com os tecidos depende da potência, tipo de tecido, comprimento de onda, quantidade de energia aplicada, distância focal e tempo de exposição.
Podemos ainda encontrar o uso do Laser como terapia coadjuvante no tratamento da peri-implantite. Doença que afeta os implantes, podendo até levar a perda dos parafusos e dos dentes reabilitados.
Lembrando que a terapia com Laser é um adicional, que pode fazer a diferença no sucesso do tratamento. A Laserterapia oferece mais conforto e proporciona aspecto novo e tecnológico que chama a atenção e agrega valor ao seu dia a dia.
Preparados para os riscos da tecnologia poderosa e versátil, o laser também pode ser perigoso se não for usado de forma correta, principalmente os de alta potência, que podem causar danos graves à saúde bucal do paciente.
Seu uso também requer cuidados especiais no quesito biossegurança e por isso um profissional capacitado é quem deve manipular esse equipamento e tratamento.