Muitas coisas são ditas sobre a Harmonização Facial mas de verdade, você sabe o que é isso?
A harmonização facial parece ser um novo sonho na vida dos brasileiros e alguns podem até se surpreender, mas já é um procedimento realizado por clínicas odontológicas há alguns anos.
Os profissionais de odontologia têm autoridade tanto para o uso terapêutico quanto estético da técnica e oferecem inúmeros procedimentos e técnicas como:
PREENCHIMENTO COM ÁCIDO HIALURÔNICO
É uma das substâncias mais usadas em preenchimentos, pois é um implante reabsorvível, biocompatível e não há relato de hipersensibilidade. É indicado principalmente para melhorar o viço da pele, suavizando rugas e outras marcas da idade. Quando usado de forma injetável, ele pode ser usado no contorno de face, lábios (contorno e volume), sulcos naso-labiais (bigode chinês), olheiras e rugas faciais.
Além disso, uma outra técnica em que o ácido hialurônico é usado é a volumização do rosto, sendo aplicado na região dos malares, mandíbula e nas laterais do rosto. Isso é indicado principalmente com o passar dos anos, pois em algumas partes do rosto o tecido subcutâneo é perdido com a idade.
Nesse método ele é aplicado com microcânulas, o que traz mais conforto e segurança para a aplicação, e também é usada uma anestesia local.
TOXINA BOTULÍNICA
Ela foi desenvolvida para um efeito que pode parecer estranho: visa proporcionar o relaxamento dos músculos da área onde é aplicada.
A toxina botulínica, na verdade, é um produto que vai fazer com que músculos de uma determinada área do seu rosto deixem de se contrair por um período que pode variar entre o mínimo de 4 e o máximo de 6 meses, variando de indivíduo para indivíduo.
A toxina botulínica não tem o intuito de preencher aquela área, apenas impede que o músculo volte a se mover por algum tempo. Desta forma, ela acaba por suavizar as marcas na pele acima da área do músculo.
Utilizada também para tratamentos de bruxismo, ao aplicar sobre o musculo contraído o relaxamento causa conforto ao paciente e consequentemente alivio dos sintomas, como dores de cabeça.
FIOS FACIAIS
Os fios de sutura com cones ou ganchos acoplados, que promovem uma sustentação do tecido onde são colocados. Por serem de material absorvível, não apresentam os mesmos riscos dos fios anteriores (fio russo, fio de ouro, etc), que podiam migrar e ainda causar complicações como formações de granulomas de corpo estranho. Além do efeito de tensão e melhora da flacidez, o material também estimula a regeneração do colágeno, melhorando o aspecto final da pele, promovendo um benefício duplo.
LIPO DE PAPADA
A Lipo Enzimática é um tratamento minimamente invasivo que permite a redução de medidas através da diminuição de gordura. É feita através de microinjeções que ao serem aplicadas em toda região conseguem deixar o rosto livre da indesejada papada. A substância aplicada na região produz a quebra das células de gordura ao redor do pescoço, eliminando a área chamada de queixo duplo.
BICHECTOMIA
A bichectomia é uma cirurgia estética funcional que pode ser realizada por pacientes que querem afinar o rosto ou apresentem lesões traumáticas (morder bochechas).
Consiste na remoção total ou parcial do corpo adiposo da boca conhecido como Bola de Bichat. Este depósito de gordura fica na região das bochechas e não aumentam ou diminuem em função do peso corporal.
O resultado estético busca reduzir o volume da bochecha dando o famoso “efeito blush”.
Em relação ao envelhecimento, não há alteração já que esse depósito de gordura não faz parte da sustentação da pele, ou seja, mesmo com a perda da gordura facial com o passar dos anos essa região não sofre alteração.