CLÍNICA GERAL

CLÍNICA GERAL

Clínica Geral

Saiba agora, os vários problemas que você pode ter se não visitar seu dentista pelo menos 2x ao ano:

ENDODONTIA (CANAL)
Tratar um canal, de modo geral, é recomendado quando existem cáries em fases avançadas. A polpa do dente é caracterizada como a vida do mesmo. Conforme apareça alguma exposição ou inflamação de caráter irreversível da polpa, a indicação é o tratamento.
Além disso, possíveis traumas nos dentes, podem também desencadear o tratamento de canal para o resgate da saúde dental, impedindo extrações e evitando problemas de maior gravidade.
O cuidado com os dentes é fundamental para que se evite o surgimento e progressão de cáries, visto que, quando não há o tratamento em etapa inicial, a inflamação pode acometer camadas de dentes até que chegue diretamente na polpa – área de vida do dente – provocando um estrago imenso e a ausência do tratamento pode prejudicar efetivamente outras regiões do corpo. Por isso, atente-se a isto.
Atualmente, há a possibilidade de atender de maneira bem mais agradável do que diziam os avós em seus tempos. O dentista fará a aplicação de uma anestesia local para iniciar o processo e utilizará de estratégias totalmente modernizadas que, ainda em situações de maior complexidade, disponibilizam muito mais conforto para os seus portadores da condição.
Atualmente, os meios tecnológicos avançados também fazem parte do tratamento. Há aparelhagens que conseguem triplicar a precisão de acesso e obstruir os canais, inclusive aparelhos de obturação, que levam a conclusão do tratamento com maior qualidade e eficiência.
A dica imprescindível e sabida de todos é essa: visite o seu dentista de seis em seis meses. É dessa forma que o especialista pode fazer a identificação de problemas na boca em fase inicial e ter o tratamento o mais rápido possível, procurando maneiras que não sejam tão invasivas para solucioná-lo.
CIRURGIAS ORAIS
A exodontia é o ato cirúrgico que corresponde a uma extração de dente, ou seja, é remover, extrair, “tirar” ou “arrancar” um dente e é considerada uma pequena cirurgia ou operação.
A necessidade de extração de dentes ocorre no adulto com relativa frequência em consequência de diversos problemas dentários e na criança, nos dentes de leite (mediante a avaliação do profissional e sua correta indicação).
A extração pode ser efetuada em qualquer um dos dentes e devido a alguns problemas de erupção, o dente do siso (terceiro molar) também.
Na maior parte dos casos, a extração envolve apenas um único dente, mas em muitas situações podem ser extraídos dois ou mais dentes na mesma consulta cirúrgica sem qualquer contraindicação (exodontia múltipla).
Alguns procedimentos realizados em nossas clínicas:
  • Dente do siso, incluso ou semi-incluso;
  • Dente fraturado (na coroa ou na raiz);
  • Dente desvitalizado ou com necrose pulpar e que não foi possível curar com outros tratamentos;
  • Dentes com mobilidade;
  • Dentes supranumerários.
A extração de dente é realizada pelo profissional cirurgião-dentista. Para casos mais específicos e ou complicados, é feita pelo especialista chamado bucomaxilo, que é especializado e tem referências de técnicas para a realização de cirurgias com alto grau de complexidade. Por isso, não há o que temer, até porque na maior parte dos casos a intervenção cirúrgica é simples e rápida.
BRUXISMO
O bruxismo é uma desordem funcional que leva a pessoa a ranger e apertar os dentes, na maioria das vezes, durante o sono. Essa disfunção pode estar relacionada a diversas causas, entre elas o fator genético, o estresse e problemas como tensão, ansiedade e até depressão. O bruxismo também pode ter relação ao fechamento inadequado da boca. Esse hábito involuntário pode causar dor, desgaste e amolecimento dos dentes. Algumas vezes, o bruxismo pode ocasionar problemas ósseos, na gengiva ou na articulação da mandíbula.
Os sintomas mais comuns são: dor de cabeça ou nos músculos da mandíbula ao acordar, dores de ouvido e/zumbidos, dores no pescoço e/ou cervical, estalos ao abrir e fechar a boca e alterações do sono.
Nossos profissionais irão avaliar se o caso pode ser resolvido por meio de terapias de relaxamento, se o caso for causado por estresse e sessões de laserterapia. Porém, se o caso for diagnosticado como um resultado de uma mordida errada, o dentista pode indicar o tratamento adequado, como restaurações, coroas ou aparelhos ortodônticos.
Uma solução que pode atenuar o problema é o uso da famosa plaquinha de bruxismo.
 voltar