D-ATM

D-ATM
A disfunção da articulação temporo mandibular (D-ATM) é um distúrbio na articulação que liga o maxilar ao crânio. A ATM é responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados e, qualquer problema que impossibilite o funcionamento deste sistema de músculos, ligamentos, discos e ossos, é chamado de D-ATM.
Ao sentir dores na cabeça ou nas regiões próximas ao pescoço, as pessoas costumam identificá-las como enxaquecas ou condições problemáticas dos músculos. Mas nem sempre é isso. Muitas vezes, tais incômodos podem ser sintomas de uma disfunção da ATM.
As metodologias para a reversão do cenário têm variação de acordo com o problema. Há diversas estratégias modernas para tratar a disfunção da ATM. Uma das técnicas é aplicar a toxina botulínica, quando há problemas dos músculos, com as placas em situações como o bruxismo, ou o procedimento cirúrgico, utilizado em último recurso, em casos que ocorra o deslocamento de discos ou o ato necessário de lubrificar.
Entretanto, para compreender a melhor forma de tratamento, é fundamental buscar um profissional o mais rápido possível, para que ele possa fazer a orientação quanto ao método indicado para tratar a disfunção da ATM e ainda que não tenha cura para ela, existem possíveis tratamentos que reduzem de forma considerável os sinais mencionados anteriormente.
Essas abordagens têm variações conforme a tipologia da dor e o grau de complexidade. Os tratamentos que se destacam por serem menos invasivos são sempre a primeira alternativa.
Metodologias de terapia física como o uso de laser são possíveis a serem utilizadas. Placas de mordida e diversos outros sistemas intraorais, ao passo que tenham uma boa indicação, auxiliam muito.

 

 voltar